Como evitar a celulite?

A celulite é uma condição causada por influências hormonais e acúmulo de gordura em determinadas partes do corpo e atinge quase que majoritariamente mulheres. Também conhecida como hidrolipodistrofia ginoide, essa condição chega a atingir até 90% das mulheres após a puberdade.

Para surgimento (ou aumento) da celulite, temos que ter um conjunto de situações: redução de massa muscular, aumento de gordura localizada e retenção hídrica. Essas condições tem direta correlação com a parte hormonal. Mas não é só isso: a gordura localizada também promove aumento da inflamação local, comprimindo os vasos sangüíneos e linfáticos, aumentando a retenção hídrica localizada.  Esse processo inflamatório e de retenção hídrica é que confere o aspecto em "casca de laranja" tão característico da celulite.

Não há, até o presente momento, "tratamento" para a celulite. Podemos usar determinadas estratégias para atenuar o problema, como por exemplo tratamentos a base de radiofrequência ou drenagem linfática.

Há também mudanças que você pode efetuar no seu estilo de vida que auxiliam no manejo da celulite. Em linhas gerais, procure controlar o peso, evitando aumento do seu percentual de gordura e realizar atividade física (musculação) que melhore a sua massa muscular.

Vamos a 5 dicas para evitar o aumento da celulite:

1.Dieta equilibrada (com restrição de açúcares, doces, refrigerantes e rica em porções de frutas e verduras), e com baixo teor de sódio (para evitar mais retenção hídrica).

2.Aumentar a ingestão de água para melhorar a drenagem linfática principalmente.

3.Suplementação de Whey Protein, principalmente se você estiver fazendo atividade física. O Whey vai ajudar em fornecer os amino-ácidos para aumento da sua massa muscular.

4.Ômega 3 que auxilia em reduzir a inflamação.

5.Colágeno hidrolizado, que em quantidades adequadas auxilia na manutenção da elasticidade da pele.