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Nove pequenas mudanças no seu estilo de vida que podem ter um grande impacto na sua saúde

Grande parte dos problemas de saúde são correlacionados ao seu estilo de vida. Infelizmente há muito pouca abordagem relacionada ao estilo de vida sendo praticada na área médica atualmente - o máximo é o repetitivo "coma melhor" e "se exercite mais".


No entanto é incrivelmente fantástico como pequenas ações do seu dia-a-dia podem modificar (e muito) sua saúde. Vamos a algumas delas bem simples que você já pode iniciar hoje mesmo:


1.Planeje.

O primeiro passo para adoção de mudanças de estilo de vida é se planejar. Comprometer-se com o que vai mudar e como vai mudar.


2.Identifique fatores que podem atrapalhar seu planejamento.

Nessa parte, identificar se a família e até o ambiente de trabalho irão facilitar ou "boicotar" suas iniciativas de mudança é fundamental.


3.Busque uma consulta médica

Antes de mais nada, que tal uma consulta médica de rotina? Avaliar sua pressão arterial, colesterol e glicose são bons pontos de partida para saber como anda sua saúde.


4.Reduza bebidas açucaradas (sucos de frutas, refrigerantes)


5.Estacione um pouco mais longe do seu trabalho. Uma caminhada leve até o trabalho todo dia faz muita diferença.


6.Se trabalha ou mora em andar baixo, que tal usar as escadas ao invés do elevador?


7.Adicione porções de frutas e verduras no seu dia-a-dia. Lembre-se de fazer uma rotação das mesmas por semana, para não comer sempre as mesmas frutas e verduras.


8.Está sedentário? Busque uma atividade física que lhe dê prazer. Experimente diversas até chegar a que você goste e lembre-se de estabelecer metas realísticas de frequência para não se frustrar.


9.Melhore o seu sono. Defina um horário para dormir. Faça higienização do seu sono, começando com 30 minutos antes do horário de dormir e desligando TV, som, celular - todas essas fontes de luz (espectro de luz azul) alteram a forma como seu corpo inicia e mantém o sono, alterando um dos principais hormônios reguladores do seu sistema sono-vigília e imunológico: a melatonina.