Blog

O melhor pré-biótico para suas bifidobactérias

Recentemente foi conduzido por microbiologistas e pesquisadores clínicos afiliados à UCLA School of Medicine um estudo rigoroso para medir os benefícios do XOS (um pré-biótico) na saúde.


Pré-bióticos podem ser definidos como basicamente fibras que estimulam a proliferação das bactérias intestinais "benéficas". Notadamente a dieta ocidental possui pouca fibra e estudos recentes demonstraram o impacto disso no nosso microbioma intestinal e na gênese de diversas doenças, como doenças cardiovasculares e obesidade por exemplo.


Um tipo específico de pré-biótico, o XOS (xilooligossacarídeo) foi extremamente eficiente em aumentar a população de Bifidobactérias (benéficas) na flora intestinal de indivíduos - e isso em pequenas quantidades.


O estudo conduzido na UCLA (duplo-cego, randomizado) ofereceu a 32 indivíduos saudáveis um placebo (substância inerte) ou 1,4 gramas de XOS ou 2,8 gramas de XOS durante 8 semanas e acompanharam a contagem de bifidobactérias.


Os resultados foram animadores, uma vez que a contagem de bifidobactérias aumentou significativamente em ambos os grupos que receberam XOS - e o melhor, não foram identificados aumentos de outros microorganismos, como bactérias nocivas.


Portanto, não só de probióticos depende sua saúde intestinal - uma dieta balanceada, com fibras e um empurrãozinho de pequenas quantidades de XOS podem aumentar naturalmente a quantidade das suas bactérias benéficas, ajudando a reduzir o risco de ganho de peso, doenças cardiovasculares e diabetes.


Na dúvida de qual melhor forma de ter um intestino saudável, não deixe de consultar um profissional de saúde.