Blog

Perda de peso: muito mais que simplesmente calorias

Simplificadamente, seu peso é influenciado pela relação entre o número de calorias que você ingere e o número de calorias que você gasta. Para perder peso, você deve alcançar um balanço energético negativo. Para o ganho de peso, você precisa de um balanço de energia positivo.


Infelizmente, isso não é tão simples. Muitos fatores influenciam também esses resultados - a sua composição corporal é resultado de diversos fatores, muito além de somente alimentação: sono, stress, atividade física, seu microbioma intestinal e uso de medicamentos são algumas das condições que podem influenciar em ganhar ou perder peso.


Outro conceito importante é que calorias não são todas iguais: dependendo do alimento, a absorção e a energia que você gasta digerindo os nutrientes pode ser muito diferente.


O número total de calorias que você precisa por dia também vai muito além de seus hábitos de exercício - conhecer a sua taxa metabólica basal (o número de calorias que você queima em repouso, gastas para desempenhar funções essenciais para a sobrevivência, como a respiração e a circulação sanguínea) e a quantidade adicional necessária para desempenhar suas funções básicas (exceto atividade física) também é fundamental na hora de conhecer suas necessidades alimentares.


Duas pessoas que comem o mesmo número de calorias por dia podem experimentar, portanto, resultados drasticamente diferentes com base em suas escolhas alimentares, tipos de exercício e atividade diária.