Blog

Qual limite diário de consumo de açúcar?

Se você for analisar todos os rótulos de alimentos no supermercado verá que a imensa maioria deles contém açúcar na composição. O consumo elevado de açúcar está associado com uma série de prejuízos a saúde e doenças, dentre as mais conhecidas o diabetes e obesidade, e uma doença que vem aumentando muito em incidência, a NASH (nonalcoholic steatohepatitis) ou esteatose hepática não alcoólica, uma doença em que há substituição das células do fígado por gordura, tendo como uma das causas o alto consumo de açúcares.


Mas qual a quantidade de açúcar que podemos ingerir?


A primeira coisa é reconhecer que o açúcar vai muito além do que você coloca no seu café ou chá. Açúcares estão contidos em quase a totalidade dos alimentos industrializados.


Segundo a American Heart Association o recomendado seria em torno de 20 gramas por dia de açúcar; já a OMS (Organização Mundial de Saúde) permite um pouco mais, em torno de 25 gramas. Só para colocar em perspectiva, um copo de suco de laranja tem mais de 20 gramas de açúcar - daí a recomendação de evitar o consumo dos sucos de fruta e optar pela fruta em si.


Para conhecer mais sobre a quantidade de açúcar "embutida" em diversos alimentos, há um projeto bem interessante chamado Sin Azúcar, que demonstra de forma visual a quantidade de açúcar:


http://www.sinazucar.org