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Voltando das Festas

Ano novo começando e você se depara com o "prejuízo" das festas de final de ano na balança. De acordo com estudo publicado no ano 2000 no New England Journal of Medicine (NEJM) que acompanhou 165 pacientes durante o período de festas de final de ano e concluiu que o peso médio ganho nessa época é de 1,3Kg.


Não parece tanto assim, certo? Errado! O grande problema é que para indivíduos com sobrepeso ou obesidade, esse aumento de peso é mantido no resto do ano e o estudo aponta que esse ganho de peso sazonal de final de ano é uma das causas da epidemia de obesidade atualmente.


Então, como me livrar desses quilinhos indesejáveis que você ganhou de presente nesse fim de ano? Bem, seguem algumas dicas - que apesar de muitas vezes óbvias, são negligenciadas pela maioria.


Volte logo a sua rotina

Busque voltar rapidamente a sua rotina de alimentação e atividades que mantinha antes da época de festas.  


Hidratação

Beber bastante líquido vai ajudar bastante a reequilibrar seu organismo e principalmente fazer com que seu intestino funcione adequadamente. Perder peso com um intestino preguiçoso é um desafio (enorme) a mais se você já briga com a balança.


Reduza a quantidade de carboidratos

Carboidratos são uma fonte importante de energia para nosso corpo mas para voltar ao seu peso reduzir sua quantidade e escolher os bons carboidratos (aqueles com baixo índice glicêmico, veja post sobre insulina e massa muscular para mais detalhes). Caso tenha dúvidas sobre quais carboidratos escolher no seu plano alimentar usual, não deixe de procurar um médico ou nutricionista para orientação.


Nada de álcool

A ingestão de álcool gera maior retenção de líquidos (aumentando seu peso)  além de bastante calórico (4 latinhas de cerveja equivalem a mais de 800kcal).


Exercite-se

Mais uma dica "óbvia" mas tão difícil de seguir para a maioria das pessoas. Lembra da dica de voltar a rotina? Então, se você já praticava atividade física regular, volte a sua rotina. Se você ainda é sendentário, nada melhor que começar o ano com o compromisso de se tornar fisicamente ativo, não? Uma boa dica é arrumar um companheiro(a) de exercícios - estudos indicam que fazer atividade com um parceiro ou em grupo facilita a adesão da atividade física médio e longo prazo.


Se pese regularmente

Passo importantíssimo para redução de peso ou manutenção do seu peso ideal. Tenha o hábito de se pesar regularmente, pelo menos uma vez a cada dois ou três dias, e mantenha um registro do seu peso.